Eleições
Campanha eleitoral começa nesta sexta-feira: regras e restrições para as eleições municipais
A partir desta sexta-feira (16) estão liberadas as propagandas e os pedidos de votos, na internet e nas ruas, iniciando oficialmente a campanha para as eleições municipais de outubro, que vai até as vésperas da votação marcada para 6 de outubro.
Durante este período são permitidos distribuição de santinhos, caminhadas, carreatas, os comícios, o uso de equipamentos de som e outros tipos de manifestação política e a transmissão desses eventos nas redes sociais.
Além disso, os candidatos podem lançar seus sites e pedir votos em perfis de rede social e aplicativos de mensagem, no entanto é proibido a contratação de disparos em massa.
Assim como é proibido pagar para que personalidades e influenciadores veiculam propagandas de candidatos em seus perfis na internet, mas essas pessoas podem manifestar voluntariamente o apoio aos candidatos e fazer a veiculação gratuita de material de campanha.
É permitido o impulsionamento de propagandas na internet sob algumas condições entre as exigências, está a necessidade de a plataforma disponibilizar um canal de atendimento ao eleitor, por exemplo. Essas condições levaram empresas como o Google a se retirar do mercado. A gigante da tecnologia anunciou que, neste ano, não permitirá a veiculação de propagandas eleitorais em suas plataformas no Brasil.