Campina Grande vai receber mais de 2 mil doses da vacina da Pfizer e inicia aplicação em gestantes e puérperas nesta quarta-feira (5)

Imagem: Reprodução

Campina Grande vai receber nesta quarta-feira (5) 2.430 doses de vacina da Pfizer e já inicia a aplicação em gestantes e puérperas com comorbidades no mesmo dia. A Paraíba recebeu na segunda-feira (3), 8.190 doses da Pfizer e 30.700 seringas específicas para a aplicação dessa vacina, diluentes e frascos para preparo. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande, o público-alvo para essa vacina é a população com comorbidade e que a imunização começa com as grávidas e puérperas. O local de vacinação será na Unifacisa, das 8h às 12h. Esse tipo de vacina requer armazenamento em temperatura especial. Apenas João Pessoa, Cabedelo e Campina Grande serão contempladas com este primeiro lote.

A vacina da farmacêutica Pfizer é aplicada em duas doses. Conforme a bula, a orientação é que o intervalo entre a primeira e a segunda dose seja de 21 dias. No entanto, na página do Ministério da Saúde (MS) a recomendação é que seja administrada em um espaço de 12 semanas. O órgão ainda recomenda que seja imunizado os grupos de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente. 

A Pfizer deve ser armazenada entre -15ºC e -25ºC durante 14 dias e entre 2ºC e 8ºC por cinco dias. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), essa vacina pode ser aplicada em pessoas com mais de 16 anos. Já em relação à eficácia, a taxa é de 91,3% após a aplicação da segunda dose. Conforme informações, os testes de fase três foram realizados com aproximadamente 44 mil pessoas em 150 centros de pesquisa, no Brasil, e em países como Estados Unidos, Alemanha, Turquia, África do Sul e Argentina.

Veja também:

Compartilhar