Cultura
CATIÇO: Cineteatro São José recebe premiado espetáculo paraibano nos dias 27 e 28
O Cine Teatro São José em Campina Grande receberá na próxima quinta (27) e sexta-feira (28) o espetáculo “Catiço” da Cia de Teatro Taipas, ganhador de quatro prêmios no Festival Internacional de Teatro em Minas Gerais, como melhor ator, melhor cenário, melhor júri popular e prêmio especial do júri. A apresentação será gratuita para escolas da rede estadual com sessões às 9h e o público em geral adquire o ingresso no sympla para assistir o espetáculo às 20h.
Nas sessões gratuitas, o público será de alunos das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio Clementino Procópio e Álvaro Gaudêncio. Após o final do espetáculo destinado às escolas, haverá um debate sobre o processo criativo e referências históricas.
Ao longo de 40 minutos os expectadores assistirão a um monólogo com elementos cenográficos e texto dramático que trazem à atualidade de forma muito intensa, memórias de um tempo de sofrimento para milhares de agricultores que se dividiam entre refugiados da seca e escravos em seu próprio lugar.
Para os que ficavam, restava a crueldade cometida pela política vigente, que tinha como objetivo evitar a migração em massa das vítimas da seca, para mantê-los sob seu domínio. É a história destes chamados ‘currais do Governo’ nos anos de 1915 e 1932 no Ceará, locais que se assemelhavam a campos de concentração onde agricultores sofriam preconceito, torturas e isolamento, que Caniço expõe.
O nome ‘catiço’ remete aos terreiros de umbanda e candomblé e significa algo perigoso ou agitado, caindo como uma luva no personagem, porta-voz de um de uma história pouco conhecida e muito cruel. É através da voz, dos sons e das expressões corporais, que Catiço exprime este sofrimento, mas também toda a força de sua inquietação e resistência.
Catiço tem texto, produção, música e direção do ator Thiago de Assis, fundador da Cia de Teatro Taipas, da cidade de Areia. A sonoplastia é predominantemente corporal com a assinatura de Suen na execução de alguns efeitos sonoros.
A apresentação do espetáculo no Cineteatro São José tem apoio da A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e do Governo do Estado da Paraíba.