ACOMPANHE NOSSAS REDES

Cidades

Dia D: Saúde recomenda doses de reforço de vacina contra covid-19 para crianças a partir de 3 anos

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recomenda que crianças a partir dos 3 anos de idade que estejam com o esquema primário (básico) completo, ou seja Dose 1 (D1) e Dose 2 (D2) com a vacina Coronavac contra a Covid-19, deverão tomar a dose de reforço com a vacina Pfizer Baby, no próximo sábado (4), quando acontecerá o Dia D de vacinação contra Covid-19 e Multivacinação, em todos os 223 municípios paraibanos.

Além do reforço para as crianças de 3 e 4 anos, a vacina Pfizer Baby também é destinada às crianças de seis meses a quatro anos de idade, no esquema primário. São 204 mil e 500 doses.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, há diversas justificativas para a aplicação das doses de reforço. “A eficácia e segurança observadas em países onde as doses já vêm sendo utilizadas; evita infecções graves, hospitalizações, óbitos, além de complicações e condições pós covid-19”, pontuou.

Além da vacina Pfizer Baby, o Dia D ainda vai aplicar a vacina Pfizer pediátrica para as crianças de 5 a 11 anos, tanto para o esquema primário quanto para reforço nessa faixa etária. São 173 mil doses.

Além disso, no Dia D também serão aplicadas doses de vacinas para adultos contra a Covid-19, sendo 46 mil doses da Pfizer; 13 mil e 245 da Astrazêneca e 9 mil e 865 da Janhsen.

O Dia D será um movimento para incentivar as pessoas a procurarem as unidades de saúde e atualizar o cartão de vacina tanto da criança e do adolescente, com o calendário de rotina, como de adulto com os reforços de Covid-19. “Garantimos doses de vacinas suficientes para todos os públicos, em todo o estado”, disse secretário.

A Paraíba tem mil pontos nos 223 municípios. A recomendação é para que os pais e/ou responsáveis procurem uma Unidade Básica de Saúde, ou centro de referência, para atualizar a caderneta de vacinação de seus filhos. “Reforçamos o chamado para aqueles adultos que estão com o reforço da Covid atrasado, para atualizar o cartão de vacina e curtir o carnaval protegido”, convocou.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados.