ACOMPANHE NOSSAS REDES

Sem categoria

Dia da Mentira X Dia da Verdade: Na Paraíba projeto de lei instituiu data para combate às fake news

Durante muito tempo o dia 1º de abril vem sendo uma data em que as pessoas realizam brincadeiras e trotes com amigos, para marcar o famoso Dia da Mentira. Mas diante da disseminação de mentiras disfarçadas de verdades, a exemplo da propagação de Fake News, ampliada nos últimos cinco anos, com prejuízo político, social e que chegam a colocar vidas em risco, a data de hoje passou ser rechaçada.

A Paraíba instituiu em 2019 o Dia Estadual da Conscientização e Combate às Fake News, que se tratou de um projeto de lei do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (PSB), aprovado no ano passado com o objetivo de combater a disseminação de notícias falsas. “O combate à divulgação desse tipo de informação não passa só pela criminalização da prática, mas deve envolver uma ação conjunta para conscientizar a população”.

De acordo com o projeto, o dia 24 de março ficou instituído como o marco contra a abordagem da criação e disseminação de notícias falsas e conscientização sobre efeitos e consequencias jurídicas. A finalidade é realizar ações como seminários, ciclos, palestras, vídeos e outras atividades educativas.

Adriano Galdino ressaltou o potencial lesivo que uma notícia falsa pode causar contra a imagem das pessoas, da mesma forma de mentiras e brincadeiras de mau gosto que afetam as pessoas. “O limite entre uma brincadeira saudável e um trote nocivo, que pode prejudicar a outra pessoa pode ser bem tênue dependendo da intenção ou inconsequência de quem a pratica. Então essa questão de ultrapassar o limite é perigosa e é melhor que a gente enalteça a verdade e não ao Dia da Mentira que deve ser algo do passado”.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados.