ACOMPANHE NOSSAS REDES

Cidades

DOAÇÃO: Hemocentro e UFCG realizam ação de coleta de sangue nesta quarta-feira (3)

O Hemocentro de Campina Grande e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizam na próxima quarta-feira (3), uma Ação Comunitária de Doação de Sangue na instituição. O evento é uma iniciativa da Biblioteca Central, campus Campina Grande, onde a coleta será realizada das 8h às 15h com integrantes da comunidade acadêmica.

Para iniciar a doação é indispensável a apresentação de um documento oficial com foto. Cada doador será submetido aos seguintes exames: Tipagem sanguínea, Sorologia para hepatite B e C, Doença de Chagas, Sífilis, HTLV I e II e HIV (Aids).

Caso o Hemocentro identifique alguma alteração nos resultados, o doador será chamado para realizar novos exames. Isso não significa, necessariamente, que foi identificada alguma doença. Pode ser um resultado inconclusivo. Por esta razão, é fundamental que o doador forneça as informações corretas ao profissional responsável pela triagem clinica.

Todo o processo de doação demora, em média, uma hora, sendo que a coleta propriamente dita dura, no máximo, 15 minutos e consiste na retirada de cerca de 470ml de sangue, realizada com material estéril, de uso único e descartável. Cada doação pode ajudar até quatro pessoas.

Quem pode doar

– Pessoas com idade entre 16 e 69 anos (menores de idade acompanhados do responsável legal, com documentos oficiais; primeira doação com idade máxima de 60 anos 11 meses e 29 dias);
– Pesar acima de 50kg;
– Gozar de boa saúde;
– Não estar de jejum (alimentação normal, evitando-se comidas gordurosas)
– Não ter ingerido bebida alcoólica nas ultimas 12 horas;
– Não fumar nas 2 horas anteriores à doação.

Quem NÃO pode doar

– Pessoas gripadas
– Grávidas ou mulheres com até 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana;
– Mulheres em fase de amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses);
– Pessoas que fizeram tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses;
– Pessoa que fizeram endoscopia nos últimos seis meses;
– Pessoas que se expõem a situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos;
– Pessoas que tiveram hepatite após 11 anos de idade;
– Pessoas que têm evidência clinica ou laboratorial de hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas ao Vírus HTLV I e II e doenças de Chagas;
– Pessoas que usam drogas Ilícitas e injetáveis;
– Pessoas diabéticas que já fizeram uso, pelo menos uma vez, de insulina.

Cuidados pós doação

– Não fumar nas primeiras 2 horas;
– Beber bastante liquido;
– Evitar dirigir motocicletas, ônibus e caminhões nas próximas 2 horas e pilotar aviões nas próximas 24 horas;
– Não pegar peso com o braço utilizado para doação;
– Não fazer exercício físico acentuado nas 12 horas subsequentes à doação (andar de bicicleta, carregar peso, fazer ginasticas, faxinas domesticas).

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados.