ACOMPANHE NOSSAS REDES

Cidades

Família decide doar órgãos de rapaz vítima de acidente que estava internado em Hospital de Trauma de Campina Grande

Um homem de 27 anos morreu na madrugada desta quarta-feira (2) após sofrer um acidente de moto e a família decidiu doar os órgãos dele. Jovem estava internado no Hospital de Trauma de Campina Grande desde sexta-feira (28), mas teve a morte encefálica confirmada pelos médicos após exames e a doação múltipla foi imediatamente autorizada pelos parentes da vítima.

Foram doados fígado, rins e córneas.

Antes da cirurgia de retirada, foi feito um momento de homenagem ao doador e à família, com o cortejo da vida. Passando por um corredor humano, o doador foi levado para o bloco cirúrgico sob aplausos.

Todos os órgãos foram destinados para receptores paraibanos. O fígado foi para um homem de 61 anos, o rim direito para uma mulher de 39 anos e o rim esquerdo foi implantado em um homem de 41 anos. As córneas foram levadas para o Banco de Olhos para posterior transplante.

Atualmente na Paraíba, 309 pessoas aguardam uma córnea, quatro esperam um coração, 15 um fígado e 187 um rim. Este ano foram realizados até agora 21 transplantes no Estado, sendo 14 de córneas, um de coração, quatro de rim, e dois de fígado.
 
A sede da Central de Transplantes da Paraíba funciona no prédio anexo ao Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Os telefones para entrar em contato são: (83) 3244-6192 (João Pessoa) e (83) 3310-9252 (Campina Grande).

“Era uma vontade minha e dele também, então eu não pensei duas vezes, para que outras pessoas vivam com um pedacinho dele, e aproveitem ao máximo a vida. Se puderem fazer, façam,” disse o pai do doador, que não teve a identificação divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados.