Cidades
Família decide doar órgãos de rapaz vítima de acidente que estava internado em Hospital de Trauma de Campina Grande
![](https://paraibadebate.com.br/wp-content/uploads/2022/02/IMG-20220203-WA0041.jpg)
Um homem de 27 anos morreu na madrugada desta quarta-feira (2) após sofrer um acidente de moto e a família decidiu doar os órgãos dele. Jovem estava internado no Hospital de Trauma de Campina Grande desde sexta-feira (28), mas teve a morte encefálica confirmada pelos médicos após exames e a doação múltipla foi imediatamente autorizada pelos parentes da vítima.
Foram doados fígado, rins e córneas.
Antes da cirurgia de retirada, foi feito um momento de homenagem ao doador e à família, com o cortejo da vida. Passando por um corredor humano, o doador foi levado para o bloco cirúrgico sob aplausos.
Todos os órgãos foram destinados para receptores paraibanos. O fígado foi para um homem de 61 anos, o rim direito para uma mulher de 39 anos e o rim esquerdo foi implantado em um homem de 41 anos. As córneas foram levadas para o Banco de Olhos para posterior transplante.
Atualmente na Paraíba, 309 pessoas aguardam uma córnea, quatro esperam um coração, 15 um fígado e 187 um rim. Este ano foram realizados até agora 21 transplantes no Estado, sendo 14 de córneas, um de coração, quatro de rim, e dois de fígado.
A sede da Central de Transplantes da Paraíba funciona no prédio anexo ao Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Os telefones para entrar em contato são: (83) 3244-6192 (João Pessoa) e (83) 3310-9252 (Campina Grande).
“Era uma vontade minha e dele também, então eu não pensei duas vezes, para que outras pessoas vivam com um pedacinho dele, e aproveitem ao máximo a vida. Se puderem fazer, façam,” disse o pai do doador, que não teve a identificação divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
![](https://paraibadebate1.websiteseguro.com/wp-content/uploads/2023/09/logo-SITE-1.png)