ACOMPANHE NOSSAS REDES

Saúde

Governo da Paraíba instala Posto Médico no Parque do Povo durante festa de São João e realiza 245 atendimentos

Foto: Reprodução

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), instalou um Posto Médico de Pronto Atendimento no Parque do Povo, em Campina Grande, para garantir suporte médico durante a tradicional festa de São João da cidade. Desde o início do evento, na última quarta-feira (29), o posto já registrou 245 atendimentos.

 

Entre os atendimentos realizados, nove casos precisaram de transferência para o Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, incluindo um homem de 51 anos com dores no peito, que foi transportado de ambulância e submetido a um cateterismo de urgência.

 

Nos cinco dias de festividades, o domingo (2) foi o dia com maior movimento, registrando 146 atendimentos e oito transferências. Nos outros dias, os números foram mais modestos: 11 atendimentos no dia 29 de maio, 12 no dia 30, 44 no dia 31, e 32 no dia 1º de junho. Os principais motivos de procura pelo posto médico foram intoxicação alcoólica e crises de ansiedade.

 

Para atender a demanda, o posto conta com uma equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas e profissionais administrativos do Hospital de Trauma de Campina Grande e do Hospital de Clínicas. Em casos de emergência cardíaca ou condições mais graves, o programa Coração Paraibano disponibiliza atendimento imediato, realizando os primeiros procedimentos no local e, se necessário, encaminhando o paciente para a unidade de referência mais próxima.

 

O posto também possui duas ambulâncias prontas para uso imediato e uma aeronave UTI para remoções a unidades de saúde mais distantes. O secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, explicou a estrutura e o funcionamento do suporte para casos cardíacos. “Contamos com uma área de estabilização para suporte avançado. O Coração Paraibano, presente nessa estrutura, permite que qualquer usuário com suspeita de infarto possa realizar um eletrocardiograma e ser avaliado por um cardiologista via telemedicina, diretamente de João Pessoa, identificando rapidamente qualquer possível infarto,” detalhou.

 

O Posto Médico de Pronto Atendimento funcionará durante todos os 33 dias da festa, que se estenderá até 30 de junho, garantindo que os participantes possam aproveitar as celebrações com a segurança de ter suporte médico imediato disponível.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados.