Cidades
Incêndios criminosos interrompem aulas e afetam saúde de crianças em creche no Sertão
A população do bairro Monte Castelo, em Patos, Sertão da Paraíba, tem sofrido com a ocorrência de incêndios criminosos. De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, as queimadas acontecem diariamente. O problema afeta o funcionamento da Creche Santina de Gelo e da Escola Municipal Monsenhor Manoel Vieira. Além disso, os incêndios prejudicam os moradores do Lar dos Idosos.
“Nós estamos com várias crianças com sintomas gripais. Elas chegam na creche, que é um ambiente de acolhimento, e não tem condições de ter aula porque as salas ficam tomadas por fumaça. A gente não sabe mais o que fazer para resolver essa situação”, reclama a diretora da Creche Santina de Gelo, Vanessa Ramine.
O tenente Neilton, do Corpo de Bombeiros, endossa a denúncia da diretoria da creche. “O Corpo de Bombeiros já esteve no local várias vezes. Inclusive, já chegamos a registrar quatro ocorrências em um único dia. Quando as equipes saem, as pessoas colocam lixo, entulho e ateiam fogo”, aponta.
Conforme explica o oficial, colocar fogo em lixo é conduta ilegal, passível de punição. “Estamos entrando em parceria com a prefeitura e vamos provocar o Ministério Público. Vamos instalar câmeras de segurança. Quem for flagrado cometendo esse ilícito vai ser conduzido à delegacia para ser responsabilizado pelos incêndios criminosos”, conclui.
Fonte: Portal correio