Mundo
Instagram e Facebook fora do ar: milhões de usuários enfrentam instabilidade nesta terça-feira
Nesta terça-feira (5), por volta das 12h30, milhões de usuários em todo o mundo foram surpreendidos com a inesperada queda das redes sociais Instagram e Facebook. Até o momento desta reportagem, ambas as plataformas permaneciam instáveis, sem previsão de normalização.
O site Downdetector, conhecido por monitorar interrupções em serviços online, registrou um aumento significativo no número de reclamações de usuários. No Brasil, foram reportadas mais de 19 mil queixas relacionadas ao Instagram e mais de 27 mil relacionadas ao Facebook, com as primeiras notificações surgindo por volta das 12h30.
Além disso, muitos usuários relataram terem sido desconectados de suas contas no Facebook, tornando ainda mais difícil o acesso às plataformas afetadas.
Andy Stone, diretor de comunicações da Meta, empresa responsável pelo Facebook e Instagram, usou o X, antigo Twitter, para comunicar que a empresa está ciente dos problemas enfrentados pelos usuários e que está trabalhando para resolvê-los o mais rápido possível.
Os problemas não se limitaram apenas ao Brasil. Nos Estados Unidos, o Facebook acumulou mais de 200 mil reclamações, enquanto o Instagram ultrapassou 40 mil. No Reino Unido, as queixas chegaram a mais de 150 mil no Instagram e mais de 25 mil no Facebook.
Informações do G1