ACOMPANHE NOSSAS REDES

Paraíba

Jhony Bezerra faz alerta para reforço da vacina e comenta sobre baixa testagem após aumento de casos de covid-19

Jhony Bezerra (Foto: Divulgação/Reprodução/Redes Sociais)

A Paraíba ainda não registra aumento de casos de covid-19, mesmo após surto da subvariante JN.1 no Ceará e aumento de casos em Pernambuco, segundo o secretário de saúde Jhony Bezerra.

O secretário destaca que a baixa testagem dificulta o diagnóstico da doença, apesar do número atual de casos ser considerado baixo. Ele faz um alerta para que as pessoas tomem a dose de reforço da vacina bivalente e intensifiquem os cuidados de prevenção

“Aqui na Paraíba, nossa Secretaria de Vigilância está acompanhando e não há aumento de casos, nem de internação. A gente observa que há uma baixa testagem da população. Já estamos dialogando com os municípios para aumentar a testagem da população, até porque é através da testagem é que a gente identifica a circulação de subvariantes”, comentou o secretário Jhony Bezerra.

A taxa geral de positividade de Covid-19 na Paraíba, de janeiro até esta quarta-feira (05), é de 4,92%, com 513 casos detectáveis em 10.421 testes realizados este ano. O número de exames tem diminuído desde maio, havendo apenas uma leve variação na positividade em novembro, com 61 casos detectáveis em 659 amostras recebidas.

O secretário Jhony Bezerra reforça a importância da dose de reforço da vacina bivalente contra a covid-19 e dos cuidados recomendados pelo Ministério da Saúde para a população.

“As recomendações seguem, conforme a nota do Ministério da Saúde, pra gente fazer a dose de reforço acima de 60 anos. Quem não tomou a bivalente há seis meses deve tomar a dose de reforço. E quem ainda não tomou a bivalente, deve tomar. A cobertura vacinal é de 18% acima dos 18 anos. Precisamos aumentar essa cobertura vacinal e as medidas de prevenção como o uso de máscaras para quem está com sintomas gripais, higienizar bem as mãos, com foco mais nas pessoas imunosuprimidas e idosos”, pontuou.

Segundo o boletim mais recente da Secretaria Estadual de Saúde, até o dia 28 de outubro, a Paraíba registrou 5.397 casos de covid-19, sendo 5.072 casos leves ou moderados e 325 casos graves. Desde junho de 2023, houve uma redução nos casos, mas com um aumento na variação em outubro, totalizando 89 casos confirmados.

 

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados.