Política
João Azevêdo confirma intenção de disputar Senado em 2026 e reforça confiança em Lucas Ribeiro
Durante entrevista ao programa Correio Debate nesta terça-feira (7), o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), confirmou a possibilidade de disputar uma vaga no Senado Federal em 2026 e enfatizou a confiança no vice-governador Lucas Ribeiro (PP) para conduzir o governo estadual, caso ele decida renunciar ao cargo para concorrer.
João Azevêdo destacou que sua candidatura ao Senado é algo natural dentro de seus planos políticos. “Há sim a intenção de colocar o meu nome para uma disputa no Senado, isso é a coisa mais natural”, afirmou. No entanto, o governador enfatizou que, no momento, seu foco está na conclusão de seu mandato e na continuidade dos projetos que têm beneficiado a Paraíba.
Sobre a possibilidade de Lucas Ribeiro assumir o governo estadual em 2026, Azevêdo demonstrou total confiança no vice-governador e minimizou rumores sobre divergências internas. “Eu não tenho nenhum problema em relação a isso. Até hoje, não houve nenhum ato ou gesto do vice-governador que me fizesse pensar o contrário. Então, não tenho essa preocupação”, pontuou.
O governador também explicou que a transição de poder seria um processo natural, desde que mantida a harmonia entre os partidos que compõem a base aliada. “Se chegar em 2026 e houver um rompimento entre esses partidos e ninguém estiver em harmonia, aí é uma outra situação. Mas, se mantivermos o que hoje está posto e estamos construindo, será algo natural”, explicou.
João ainda lembrou que, caso não dispute o Senado em 2026, deixará o cargo de governador em dezembro, ao final de seu mandato, tornando inevitável a sucessão. “Se eu não sair em abril de 2026 para ser candidato, em dezembro terei que sair. É um processo previsto pela Constituição”, concluiu.
A possível candidatura de João Azevêdo ao Senado já é considerada uma das peças-chave nas articulações políticas para as eleições de 2026, com a expectativa de que a base aliada ao governo estadual mantenha o protagonismo no cenário político paraibano.