Política
Justiça questiona contas de campanha de vereador eleito em Campina Grande por depósitos irregulares
O vereador eleito em Campina Grande, Alexandre Pereira (UNIÃO), conhecido como Alexandre do Sindicato, enfrenta questionamentos judiciais relacionados às contas de sua campanha eleitoral. Foram identificadas movimentações financeiras que excedem os valores permitidos pela legislação, resultando na desaprovação de suas contas.
Alexandre teria realizado depósitos em valores superiores ao teto estabelecido para doações pessoais de candidatos. Em Campina Grande, o limite de gastos para campanhas a vereador nas eleições de 2024 foi de R$ 213 mil, com um máximo de doação própria de 10%, ou seja, pouco mais de R$ 21 mil. A prestação de contas do vereador apontou valores acima desse limite, configurando irregularidade. O parecer técnico da prestação de contas, certificou que houve fato ilegal relacionado a doação pessoal realizada pelo candidato
Apesar de ainda poder participar da cerimônia de posse e assumir o mandato em 2025, ele pode ser acionado a responder por uma Ação de investigação eleitoral (AIJE). Caso as irregularidades sejam confirmadas em instâncias superiores, o vereador poderá perder o cargo, o que poderá alterar a composição da próxima legislatura da Câmara Municipal.
As informações advém do parecer da equipe técnica do TRE