ACOMPANHE NOSSAS REDES

Brasil

Lula determina plano de combate à seca na PB e em outros estados do Nordeste; saiba mais

(Foto: Divulgação/Reprodução/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ordenou a criação de um plano para enfrentar os impactos da estiagem na Paraíba e demais estados do Nordeste, em resposta ao alerta de séria seca na região. Uma matéria publicada pela Folha de São Paulo nesta terça-feira (30) destaca a participação de seis ministérios na elaboração de um relatório a ser apresentado em fevereiro.

A iniciativa surge após estudos climáticos do governo em 2023 apontarem a possibilidade de agravamento da seca neste primeiro trimestre de 2024 no Nordeste. O documento relacionado ao monitoramento dos efeitos do El Niño, elaborado por órgãos como Inpe, Inmet, ANA e Cenad, foi fundamental para embasar a decisão do presidente.

Veja também: Bebê de um mês é encontrada sem vida pelos pais em João Pessoa 

O relatório evidencia a situação crítica de reservatórios em estados como Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, ressaltando a urgência de medidas para enfrentar a iminente escassez hídrica na região. O Governo Federal está atento e busca estratégias para combater a seca e até mesmo lidar com a ameaça de desertificação no Nordeste.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados.