Policial
Operação resgata 111 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil na Paraíba
O Ministério do Trabalho resgatou 111 crianças e adolescentes submetidos ao trabalho infantil em João Pessoa, Campina Grande e Bayeux, na Paraíba. A operação, realizada entre novembro e dezembro, identificou vítimas com idades entre 7 e 17 anos, em atividades classificadas como “piores formas de trabalho infantil”.
Entre as situações encontradas, estavam crianças vendendo produtos ao ar livre, carregando mercadorias e manuseando instrumentos perfurocortantes. Alguns casos extremos incluíram jornadas exaustivas iniciadas ainda de madrugada, como o de uma menina de sete anos vendendo verduras e outra de 11 anos cortando e comercializando frangos no mercado público de Bayeux.
As vítimas enfrentavam condições insalubres, como exposição ao sol, chuva e esforços físicos intensos, aumentando o risco de acidentes. Os dados das crianças foram encaminhados para a rede de proteção, com ações voltadas à assistência social, saúde e educação. Já os adolescentes foram direcionados a programas de aprendizagem profissional.
Denúncias de trabalho infantil podem ser feitas anonimamente por meio do sistema Ipê, ferramenta oficial do Ministério do Trabalho.