Campina Grande
Paraíba se destaca no Nordeste com 592 cirurgias bariátricas; Hospital de Clínicas é referência

A Paraíba se destaca em 2024 como líder no Nordeste em cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS, totalizando 592 procedimentos até 16 de outubro. O Hospital de Clínicas de Campina Grande é um dos principais responsáveis por esse número, com 226 cirurgias. O SUS realizou 539 cirurgias até julho, superando os 443 procedimentos realizados por planos de saúde até agosto.
O processo para realizar a cirurgia inicia na Unidade Básica de Saúde (UBS), onde um clínico geral avalia se o paciente atende aos critérios, como índice de massa corporal (IMC) e condições associadas. Caso o paciente seja considerado apto, um laudo é emitido para consulta com um cirurgião bariátrico, por meio do sistema de regulação estadual (SISREG), que prioriza o atendimento conforme a gravidade do quadro clínico.
Após a avaliação, o tempo entre a consulta e a cirurgia pode variar de 4 a 6 meses. Após o procedimento, o paciente continua a ser monitorado com consultas periódicas para garantir uma recuperação adequada. Para se inscrever no programa, o usuário deve ter indicação cirúrgica e encaminhar os exames necessários à secretaria de Saúde de seu município ou se cadastrar no site operaparaiba.pb.gov.br.
