Paraíba tem pelo menos 2 estudantes com nota mil na redação do Enem; em todo o Brasil foram 28

Enem – Foto: reprodução

Pelo menos duas estudantes da Paraíba tiraram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O tema central da redação foi “o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, trazendo aos candidatos a oportunidade de tratar sobre a gravidade do cenário de transtornos psicológicos que atinge milhares de brasileiros, colocando o país como um dos com maior índice de casos mundo afora. 

Ambas são ex-alunas de escola particular em João Pessoa. Aline Soares e Júlia Motta, seguem com chances altas de escolher cursos onde a concorrência é maior, com tamanha pontuação na redação. As alunas destaques, que beiram os 18 anos de idade, não esconderam o gostinho da conquista e divulgaram o feito em suas redes sociais.

A proposta da redação é avaliar o conhecimento de mundo e do assunto que o estudante tem ao dissertar em uma página os argumentos sobre o tema central. Na prova são avaliadas, a capacidade de domínio da linguagem, da escrita, e da profundidade acerca da defesa de opinião a respeito do tema com base em argumentos claros, consistentes, e que respeitem as prerrogativas dos direitos universais da pessoa humana. 

Além disso, a redação deve propor uma solução para o caso tratado. Isso tudo em apenas 30 linhas de texto e, no mínimo, sete. Quem não domina esses aspectos e foge do tema pode ter a penalidade de nota 0 e não conseguir pontuação para concorrer a uma vaga no ensino superior.

Fonte: ClickPB

Compartilhar