ACOMPANHE NOSSAS REDES

Saúde

Teste do pezinho: 15 municípios paraibanos não têm sala de coleta do exame;Saiba quais são

Publicado

em

Reprodução/Internet

Quinze municípios da Paraíba ainda não oferecem estrutura para a realização do teste do pezinho, exame essencial para detectar doenças congênitas em recém-nascidos. A situação levou o Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio do Centro de Apoio Operacional em Defesa da Saúde (CAO Saúde), a enviar recomendações aos gestores municipais para que instalem salas de coleta em suas localidades.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PB), os municípios sem o serviço são: Areia de Baraúnas, Baraúna, Boa Ventura, Bom Sucesso, Brejo dos Santos, Conceição, Diamante, Passagem, Pilõezinhos, Pirpirituba, Riachão, Riachão do Poço, Rio Tinto, Santa Inês e São José de Espinharas. A ausência dessas salas força as mães a se deslocarem para cidades vizinhas, dificultando o acesso ao exame e comprometendo o diagnóstico precoce de doenças que podem ser tratadas.

A promotora Fabiana Lobo, coordenadora do CAO Saúde, enfatiza a importância da coleta local para a triagem neonatal. “O teste do pezinho é realizado entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê. Quando não há coleta no município, muitos pais acabam não fazendo o exame, o que pode resultar na falta de um diagnóstico e tratamento precoces”, alertou.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados.