ACOMPANHE NOSSAS REDES

Cidades

Vacinação contra Covid-19 em 2023 será com dose bivalente já adquirida, diz secretário de saúde da Paraíba

A vacinação contra Covid-19 na Paraíba em 2023 será com a dose bivalente já adquirida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Ela deve ter dose anual ou semestral, o que deve ainda ser definido pelo Ministério da Saúde, mas esta dose não exclui a necessidade das doses atuais de imunização contra a infecção causada pelo coronavírus.

De acordo com o secretário executivo de saúde do estado, Jhony Bezerra há um quantitativo de 70 mil doses adquiridas para iniciar a imunização do público acima de 80 anos, e aí vem em ordem decrescente para 70 anos, 60 anos, além dos profissionais de saúde, imunosuprimidos e outros grupos de risco.

Ele disse que a vacina bivalente tem a proposta de ser uma vacina anual, mas com o surgimento de novas variantes, pode ser que se torne uma vacina semestral. “O que se tem de fato é que é uma vacina atualizada com características das subvariantes da ômicron. Então produz uma capacidade de imunização maior, com a formação de anticorpos neutralizantes promovendo maior resposta imunológica.”

Jhony Bezerra lembra do atual cenário de estabilidade da Covid-19 na Paraíba. “A gente teve um cenário de estabilidade do número de casos de Covid-19. Há uma menor circulação viral. Houve um aumento da adesão da vacinação com dose de reforço. Então tudo isso proporciona um equilíbrio da transmissão viral.”

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados.