ACOMPANHE NOSSAS REDES

Justiça

Ex-vice-presidente da Caixa é demitido por justa causa após denúncias de assédio

Publicado

em

 

Por determinação da Controladoria-Geral da União (CGU), a Caixa Econômica Federal demitiu, nesta sexta-feira (22), o ex-vice-presidente Antônio Carlos Ferreira de Sousa por justa causa. Funcionário de carreira, Sousa estava afastado de suas funções desde julho de 2022, após denúncias de assédio moral e sexual ocorridas durante a gestão de Pedro Guimarães, presidente do banco entre 2019 e 2022.

O desligamento foi oficializado em portaria publicada no Diário Oficial da União. Além da demissão, Sousa está impedido de ocupar cargos comissionados ou funções de confiança no Poder Executivo Federal por um período de 8 anos. A Caixa informou que iniciou as investigações internamente, por meio de sua corregedoria, com base em relatos recebidos pelo canal interno de denúncias Contato Seguro. Após concluir o processo em outubro de 2023, o banco enviou o relatório à CGU, que determinou as sanções.

Durante a gestão de Guimarães, Sousa ocupou os cargos de vice-presidente de Estratégia de Pessoas e de Logística e Operações. Mesmo afastado das funções de chefia desde as denúncias, ele continuava trabalhando na Caixa até a decisão final. Em nota, o banco reafirmou sua tolerância zero a qualquer tipo de assédio, destacando que o processo seguiu os ritos da governança e as normas da administração pública.

 

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados.