ACOMPANHE NOSSAS REDES

Esportes

George Wanderley e Henrique Honorato: Conheça os atletas olímpicos Campinenses que estão em Paris 2024

Publicado

em

(Foto: Divulgação/Reprodução/Imagem)

George Wanderley

George Wanderley nasceu em 12 de Setembro 1996, em Campina Grande. Atualmente, com 27 anos o atleta faz sua primeira participação em uma Olimpíada, ao lado de André Stein, o capixada que é sua dupla desde 2019.

George começou a praticar vôlei de praia aos 14 anos,  sob influência do seu pai, ele treinava nas areias de Cabo Branco, em João Pessoa. A primeira convocação para as seleções de base aconteceu em 2012. Logo após, aos 16 anos, ele se consagrou Campeão Brasileiro Sub-19, o título de campeão foi a virada que o atleta precisava para  investir no esporte como uma carreira e torna – ló sua profissão

Ainda nas categorias de base, ele teve algumas conquistas notórias, quando atuava ao lado de Pedro Henrique,  foi campeão do Circuito Brasileiro Sub-19 de Vôlei de Praia em 2014. Com Arthur Lanci, George participou de diversas competições internacionais e conquistou um feito histórico: Após um jejum de 12 anos sem títulos para o Brasil, ele se consagrou campeão Mundial Sub-19.

Em 2015, George se tornou o atleta mais jovem a subir ao pódio no Circuito Brasileiro Open do Banco do Brasil, aos 18 anos. Em 2016, ele se tornou campeão mundial – sub21. Como profissional, o paraibano é tricampeão do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia (2019/20, 2020/2021 e 2022)

Já ao lado de André, em 2023, George conquistou o título dos Jogos Pan-Americanos.

Firmando 5 anos de parceria, George e André são uma das duplas experientes no vôlei de praia brasileiro. A classificação da dupla foi confirmada pelo ranking mundial, em maio deste ano, durante a corrida olímpica, a dupla conquistou dois ouros, duas pratas e um bronze em etapas do Circuito Mundial e hoje ocupa a terceira colocação no ranking.

George e André estrearam nas olímpiadas nas Olímpiadas no último sábado (27), com uma vitória de 2X0 sob Abicha e Elgraoui, do Marrocos, os próximos jogos acontecem terça-feira (30), às 7h e quinta-feira (01) às 10h.

 

Foto: Wander Roberto / Inovafoto / CBV

Henrique Honorato

Henrique Honorato nasceu em 18 de março de 1997, em Campina Grande, mas aos dois anos de idade passou a viver em Uberlândia. O atleta seguiu os passos dos pai, Manoel Honorato, ex-jogador e treinador de voleibol, sua carreira iniciou aos 9 anos de idade sendo revelado nas categorias de base do Vôlei Uberlândia.

Em 2016 o campinense foi convocado para a Seleção Brasileira Juvenil e conquistou a medalha de prata no Campeonato Sul-Americano Juvenil em Bariloche, na Argentina. Em 2019, Henrique foi convocado novamente, desta vez para os Jogos Pan-Americanos em Lima, onde participou da conquista da medalha de Bronze.

Para além da seleção, Honoratinho, como é conhecido, soma algumas conquistas, dentre elas: o tricampeonato  Mineiro Pré-Mirim nos anos de 2010, 2011 e 2012, conquistou o vice-campeonato brasileiro na Liga do Desporto Universitário (LDU), foi vice-campeão mineiro em 2018 e vice-campeão da Copa Brasil de 2019. Na temporada de 23/24 foi o maior pontuador da Superliga com 345 pontos, e segundo melhor  sacador, com 37 acertos.

Aos 27 anos, o ponteiro disputa sua primeira Olímpiada, no entanto sob uma condição: Como o 13º jogador, isto é o paraibano apesar de treinar com a delegação em Paris, só pode entrar em quadra em caso de lesão de outro jogador. No entanto, o oposto Alan, acabou sofrendo uma lesão na panturrilha e desfalcou o Brasil na estreia, oque levou Honorato a quadra contra a Itália.

Em entrevista para o Olympics.com Honorato falou um pouco sobre o sentimento de ser o 13º jogador. “Estou muito feliz de estar vivendo isso. Afinal, é uma Olimpíada, estar podendo estar aqui e representando meu país é um motivo de muito orgulho e uma realização de sonho de criança, de infância…Lógico que queria muito estar entre os doze e jogando, podendo contribuir pro time, fazendo minha parte ali. Porém, acho que não apaga todo o suor durante toda a trajetória e é um motivo de muita honra estar aqui”, afirmou ele.

A seleção masculina de vôlei retorna as quadras quarta-feira (31) às 4h, contra a Polônia e sexta-feira (02), contra o Egito às 8h.

FOTO:FIVB

Da redação,

Bárbara Moura

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados.