ACOMPANHE NOSSAS REDES

Educação

EXEMPLO DE LAGOA SECA: Estudantes de escola do estado conquistam 1º lugar com projeto de produção de bioplástico

A Escola Cidadã Integral Técnica Francisca Martiniano da Rocha do município de Lagoa Seca, foi destaque na 8ª Expotec, realizado entre os dias 23 e 25 de novembro em João Pessoa e considerada a maior vitrine de tecnologia da região Nordeste, com um projeto de produção de bioplástico, ganhador do primeiro lugar no Hackathon do ‘Programa Ouse Criar’ da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Com a premiação o grupo de estudo em Inovação, Empreendedorismo e STEAM, o Sapiens BioCup, da ECIT de Lagoa Seca, conquistou uma premiação de R$ 25.000,00.

O projeto voltado à responsabilidade socioambiental desenvolve a produção de bioplástico a partir de batata-doce e capim-branquiária para substituir os plásticos convencional e conta com a mentoria dos professores: Damião, Paulo e Alexandre e a participação dos estudantes: Igor, Camila, Arley e Victor.

De acordo coma gestora da escola, Michelle Santino Fialho, o grupo de estudo surgiu em meio à pandemia com o ensino remoto e ganhou ainda mais impulso, após a reforma da escola com os laboratórios e espaços adequados para o desenvolvimento do projeto. “O grupo de estudos teve as condições necessárias com o espaço para criar e por intermédio do Governo do Estado também têm eventos para a apresentação do trabalho”.

Michelle disse que a premiação é o resultado do incentivo da escola no desenvolvimento do protagonismo dos estudantes. “É uma mostra do que a escola busca incentivar na comunidade com os alunos. Parabenizamos a equipe Sapiens pelo brilhante trabalho de pesquisa, inovação e tecnologia, mostrando o potencial da cidade, através da nossa realidade, isso enriquece o aprendizado e a educação do nosso estado”.

A estudante Camila, disse que a escola foi fundamental no incentivo ao projeto. “Na escola realizamos nossos experimentos de validação, o bioplastico que é a matéria-prima do nosso protótipo foi criado na escola, além do apoio como a contribuição dos docentes no processo de lapidação da nossa ideia”.

O estudante Arley Vieira, um dos primeiros membros do grupo também destacou o papel da escola. “A escola não fechou as portas para os egressos o que permitia continuar os trabalhos e com o BioCup não foi diferente, nós tínhamos a ideia e entre os muros da ECI de Lagoa Seca, tínhamos acesso aos laboratório, e principalmente ao incentivo emocional, que vinha dos estudantes, professores e servidores da instituição, sempre sendo bem recebidos no local”.

O estudante Igor, CEO da equipe, falou sobre a sensação do grupo ter conquistado a primeira colocação. “Estar entre os 40 classificados já foi de grande satisfação para a equipe, mas a honra do primeiro lugar mais uma vez com a equipe “Os Sapiens” foi emocionante e mostrou o empenho de todos durante os três dias de evento”.

Um empenho que o estudante Victor, ressaltou como decisivo para o êxito do grupo. “Um trabalho em grupo requer esforço de todos, tivemos total apoio da escola e entre nós dividimos as funções, mas nos mantivemos juntos e fomos até o limite. A soma dessa união e o foco garantiram o resultado e por isso quando o projeto foi anunciado extravasei com um grito de sensação de missão cumprida”.

A 8ª edição da Expotec – Feira e Congresso de Tecnologia teve como tema “Internet livre, neutra e global e foi realizada numa ação conjunta do Governo do Estado com a Associação Nacional Para a Inclusão Digital (ANID) e apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Já o programa “Ouse Criar” visa estimular o empreendedorismo entre os estudantes.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados.