ACOMPANHE NOSSAS REDES

Cidades

Chuvas recorrentes levam 29 açudes da Paraíba ao limite de capacidade

A temporada de chuvas na Paraíba trouxe consigo um cenário de alívio para a preocupação com a escassez hídrica. De acordo com dados fornecidos pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), das 135 reservas monitoradas, 29 já estão sangrando, indicando que ultrapassaram sua capacidade máxima de armazenamento. Esse quadro é um reflexo direto das precipitações abundantes registradas em várias regiões do estado nas últimas semanas.

Dos 135 açudes monitorados pela Aesa, 29 estão sangrando, ou seja, com volume acima da capacidade. O resultado é reflexo das chuvas registradas em algumas áreas do estado nas últimas semanas.

Segundo os dados mais recentes, açudes de diversas regiões do estado estão beneficiando-se das chuvas persistentes, que têm sido mais regulares e intensas do que em anos anteriores. Esse é um alívio significativo para muitas áreas que sofreram com a escassez de água para o abastecimento humano, agrícola e industrial.

Atingiram mais de 100% da capacidade os açudes de Araçagi, Camalaú, São Gonçalo, Carneiro, Poções, Piranhas, Bartolomeu I, Cachoeira dos Alves, Cacimba de Várzea, Vazante, Tavares II, Video, Paraíso (Luiz Oliveira), Pedra Lisa, Pirpirituba, Cochos, São José I, Pitombeira, Emas, Chã dos Pereiras, Glória, São José II, Olho dÁgua, Novo II, Jangada, Cachoeira da Vaca, Bom Jesus, Cafundó e Pimenta.

Em Olho dÁgua, em Mari, o açude, que possui capacidade máxima de 868.320 m3, está com 975.252 m3, equivalente a 112% do volume total. O último registro foi realizado pela Aesa no dia 29 de abril. A gestão responsável dos recursos hídricos continua sendo uma prioridade, com medidas de conservação e uso eficiente da água sendo essenciais para garantir a sustentabilidade a longo prazo.

Na contramão dessa situação, outros 20 reservatórios estão em observação, o que representa volume menor que 20% do total. Além disso, 15 açudes estão em situação crítica, menor que 5% do volume total. É necessário manter o monitoramento constante das condições climáticas e dos níveis dos açudes, ajustando as políticas e estratégias conforme necessário para lidar com qualquer mudança nas circunstâncias.

Com um olhar atento às condições atuais e uma visão estratégica para o futuro, a Paraíba está avançando na direção certa para garantir um abastecimento de água sustentável e seguro para todos os seus habitantes.

Com informações: Política Paraíba

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados.