ACOMPANHE NOSSAS REDES

Cidades

Curso preparatório à Adoção será realizado de forma virtual para comarca de Campina no mês de outubro

O Curso de Preparação para Postulantes à Adoção da Comarca de Campina Grande acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de outubro, no período da manhã, no horário das 8h30 às 12h. A formação, que está sendo organizada pela Vara da Infância e Juventude, ocorrerá por meio virtual, com a utilização da plataforma zoom.

O curso de adoção, promovido pela Vara da Infância e Juventude de Campina Grande, tem permitido uma preparação adequada das pessoas que pretendem adotar crianças e adolescentes, conforme comentou o juiz Hugo Gomes Zaher, que atua na unidade judiciária.

Segundo destacou, a capacitação permite o desenvolvimento de competências na proteção integral do público infantojuvenil. “O direito à convivência familiar e comunitária deve ser potencializado por meio de preparação psicológica, social, pedagógica e jurídica, orientação e estímulo à adoção interracial, de crianças ou de adolescentes com deficiência, com doenças crônicas ou com necessidades específicas de saúde, e de grupos de irmãos”, realçou o magistrado.

A psicóloga integrante da equipe Psicossocial da Vara da Infância e Juventude, Lavínia Vasconcelos salientou que serão tratadas, durante o curso, temáticas que versam sobre as questões jurídicas envolvidas no trâmite, os olhares sociopsicopedagógicos e a adoção nos diversos perfis. “Além disso, reflexões sobre mitos e realidades dessa vivência e a participação de convidados: grupo de apoio à adoção Laços de Afeto, coordenações das Casas de Acolhimento do Município e postulantes que já efetivaram sua adoção na comarca”, frisou.

Ela explicou que os postulantes à adoção da Comarca de Campina Grande são inscritos no Curso pela própria equipe psicossocial, a partir de despacho em processo sobre participação nessa etapa, a qual, enfatizou, é obrigatória dentro de uma Habilitação. Ainda, de acordo com a psicóloga, interessados das demais comarcas também poderão requerer participação, por meio do e-mail institucional: equipe.campinagrande@tjpb.jus.br ou via solicitação na comarca de origem no processo de habilitação. 

“Nos próximos dias a equipe Psicossocial Cível dará andamento aos contatos para confirmação de participação na atividade, momento no qual esclarecerá demais dúvidas dos participantes. Para receber o certificado é necessária a participação ao longo dos três dias de atividade”, lembrou Lavínia Vasconcelos.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados.