ACOMPANHE NOSSAS REDES

Brasil

“Democracia Inabalada”: Evento sobre um ano do 8 de janeiro acontece nesta segunda-feira; saiba detalhes

(Foto: Divulgação/Reprodução/Rubens Gallerani Filho/Audiovisual/PR)

Nesta segunda-feira (8), é prevista a presença de centenas de pessoas em Brasília para a celebração do evento “Democracia Inabalada”, que marca o primeiro aniversário do dia 8 de janeiro. A cerimônia contará com a participação dos líderes dos Três Poderes, incluindo o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É esperado que governadores de partidos que se opõem ao governo não estejam presentes.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), será a primeira a falar na cerimônia do dia 8 de janeiro, seguida pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes. Em seguida, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD), farão seus discursos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está programado para ser o último a falar.

Alguns itens devem ser entregues durante a solenidade, como uma obra de tapeçaria de Burle Marx, que sofreu danos durante os ataques, e uma cópia da Constituição Federal de 1988. A tapeçaria de Burle Marx, criada em 1973, retornou ao Senado após passar por um processo de restauração. Por outro lado, a Constituição foi roubada do prédio do Supremo Tribunal Federal, mas foi recuperada intacta.

Veja também: João Azevêdo é um dos gestores com maior aprovação no Nordeste, indica pesquisa

Estima-se a presença de mais de 500 convidados, entre eles o governador João Azevêdo (PSB). Além dos líderes dos Poderes, espera-se a presença de personalidades políticas como o vice-presidente Geraldo Alckmin e o procurador-geral, Paulo Gonet. Pelo menos 22 ministros do governo Lula confirmaram que estarão na cerimônia.

Governadores de partidos de oposição, como Eduardo Leite (PSDB-RS) e Raquel Lyra (PSDB-PE), também marcarão presença.

A ministra aposentada Rosa Weber, que era presidente do STF no momento dos ataques, também é aguardada.

É esperado que pelo menos seis ministros do STF compareçam à cerimônia: Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, além do atual presidente do tribunal, Luís Roberto Barroso.

Ao todo, 8 chefes dos Executivos estaduais não irão à cerimônia:  Tarcísio de Freitas (Republicanos) – governador de São Paulo; Ibaneis Rocha (MDB) – governador do Distrito Federal; Gladson Cameli (PP) – governador do Acre; Paulo Dantas (MDB) – governador de Alagoas; Ronaldo Caiado (União Brasil) – governador de Goiás;  Mauro Mendes (União Brasil) – governador do Mato Grosso; Eduardo Riedel (PSDB) – governador do Mato Grosso do Sul; e Ratinho Jr (PSD) – governador do Paraná.

O evento será realizado no Salão Negro do Congresso Nacional, com início às 15h.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados.