Paraíba
Gaeco mira criminosos que se passavam por lideranças sociais para invadir áreas de JP
(Foto: Reprodução)
Seis mandados de busca e apreensão são cumpridos na manhã desta quinta-feira (30), em João Pessoa, durante a operação Hemera, deflagrada para desarticular membros de um grupo criminoso que se passavam por lideranças sociais para se aliar a facções criminosas.
Investigações apontam que os delitos são perpetrados por um grupo que se disfarça sob a fachada de liderança social, utilizando-se de bandeiras legítimas para estabelecer alianças com facções criminosas. O objetivo é invadir territórios, tanto públicos quanto privados, desalojando moradores e angariando recursos financeiros através de atividades ilícitas, promovendo assim a expansão e fortalecimento de seu domínio territorial.
A ação é coordenada pelo Ministério Público do Estado da Paraíba, através do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO), em conjunto com as Polícias Militar e Civil da Paraíba.
A operação mobiliza 15 equipes do GAECO, PMPB e PCPB, totalizando aproximadamente 58 Agentes de Segurança Pública empenhados nesta significativa ação de combate ao crime organizado.