Cidades
Grave: estrutura de hospital em CG sofre danos e pacientes precisam ser transferidos; entenda caso
Pontos afetados (Fotos: Divulgação/Reprodução/Portal WSCOM)
Durante a madrugada dessa última terça-feira (28), uma forte chuva atingiu Campina Grande, resultando em danos no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC). Uma sala do hospital teve o forro do teto desabado sobre um leito infantil, porém a criança que estava no local foi removida a tempo e não sofreu ferimentos.
Além disso, o hospital que fica localizado no bairro São José, na zona sul da cidade, também enfrentou problemas de infiltração em um laboratório de análises clínicas, que está em processo de construção de uma UTI. Essa infiltração causou danos à rede elétrica.
De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), no dia 28, Campina Grande recebeu uma chuva de 35,2 mm, resultando em transtornos na cidade.
Veja também: Exclusivo: João Azevêdo cumprirá agenda em Pocinhos; saiba data
Segundo comunicado do hospital, a estrutura é antiga e as intervenções realizadas até o momento não solucionaram os problemas estruturais. Apenas três áreas do hospital possuem cobertura de laje. A reforma do teto que desabou está prevista no plano de obras para 2024/2025, que está em fase de planejamento.
Após vistoria, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estiveram presentes no hospital e fizeram recomendações à administração. Eles sugeriram a interdição das áreas afetadas pelos vazamentos e a transferência dos pacientes como medida preventiva para evitar maiores problemas. Conforme informações do chefe da Defesa Civil de Campina Grande, Brayner Neiva, a parte do teto que desabou não era feita de alvenaria, mas sim de PVC.
“Lá tem placas de PVC e essas fitas de PVC caíram. Então para a segurança da equipe, o pessoal removeu as pessoas dessa ala, minimizou e mitigou o risco para evitar isso, fechou, transferiu os pacientes para evitar maiores problemas enquanto não fosse resolvido”, explicou.