Saúde
João Azevêdo comemora aprovação da CoronaVac e da vacina de Oxford: “Vence a esperança. Vamos à vacinação!”
O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), comemorou a aprovação para uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford, ambas contra a Covid-19. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou neste domingo (17) o uso dos imunizantes em todo território nacional.
No Twitter, João Azevêdo disse: “Vence a esperança! A aprovação das vacinas é uma grande vitória da ciência e do nosso SUS. Parabéns às equipes do Instituto Butantan, da Fiocruz e da Anvisa por esse grande passo para vencermos a pandemia. Vamos à vacinação!”.
Nos últimos dias, prevendo a aprovação das vacinas neste domingo, o Governo do Estado elaborou o plano de imunização. Em toda a Paraíba, mil salas de vacinação devem receber lotes de forma quase simultânea. A expectativa é que o Estado demore cerca de 24 horas para fazer a distribuição completa, após o recebimento por parte do Ministério da Saúde. Veículos com refrigeradores, helicópteros e até aeronaves devem fazer o transporte dos imunizantes.
Sobre o cronograma de vacinação, o plano está dividido em quatro fases. A primeira, prioritária, possui dois grupos e contempla os trabalhadores de Saúde e os povos de comunidades tradicionais. Já a segunda fase é formada por pessoas com 60 anos que morem em instituições de permanência de longa duração e população em geral com mais de 75 anos. Confira:
1ª fase
Grupo 1
- Trabalhadores de Saúde
Grupo 2
- Pessoas de 75 anos ou mais
- Pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas
- Indígenas
2ª fase
Grupo 3
- Pessoas de 70 a 74 anos
Grupo 4
- Pessoas de 65 a 69 anos
Grupo 5
- Pessoas de 60 a 64 anos
3ª fase
Grupo 6
- Pessoas com comorbidades (diabetes mellitus; hipertensão; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; obesidade grave – IMC≥40)
4ª fase
Grupo 7
- Professores, nível básico ou superior
Grupo 8
- Forças de segurança e salvamento
- Funcionários do sistema prisional
Pouco mais de 1,2 milhão de paraibanos devem ser vacinados contra a Covid-19 este ano, informa o Governo do Estado. Isso representaria aproximadamente 1/3 da população local, que hoje gira em torno de 4 milhões de pessoas.
Veja também: