Economia
João Azevedo entrega caminhões e equipamentos a 84 municípios paraibanos para modernização da agricultura familiar
O governador João Azevêdo entregou, de forma simbólica, nesta segunda-feira (7), no Centro de Convenções de João Pessoa, 49 caminhões, sendo 39 refrigerados e 10 de carga seca, além de balanças eletrônica e de piso, freezers horizontais e verticais, computadores, impressoras, estabilizadores, monoblocos e pallets que serão destinados a 84 municípios vinculados ao Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade compra com doação simultânea (PAA/CDS). A ação, que soma investimentos de R$ 9,9 milhões, fruto de convênio entre o Governo do Estado e o Governo federal, tem o objetivo de modernizar as Centrais de Recebimento de Produtos da Agricultura Familiar.
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a iniciativa da gestão estadual para promover ações complementares ao trabalho do Programa de Aquisição de Alimentos, viabilizando uma melhor distribuição dos produtos da agricultura familiar. “Esses equipamentos têm uma função muito grande para a agricultura, resultado de um convênio antigo com o governo federal, e conseguimos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano, resgatar esse projeto que atenderá 84 municípios e seus entornos e estamos em processo de aquisição de mais 13 caminhões que serão entregues futuramente e nós entramos com uma contrapartida financeira e os municípios entrarão com a parte operacional, beneficiando famílias e contribuindo com a erradicação da fome e da pobreza”, explicou.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, evidenciou a abrangência da ação promovida pelo Governo do Estado. “A entrega desses equipamentos irá permitir a implantação das Centrais de Recebimento do PAA nos municípios e as prefeituras irão receber os alimentos da agricultura familiar para que eles possam ser doados para as famílias em situação de vulnerabilidade social. O objetivo final desse programa é ajudar quem mais precisa, por isso, nós injetamos recursos na agricultura familiar e fazemos com que o alimento chegue na mesa de quem tanto precisa” frisou.
A secretária executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária, Roseana Meira, enfatizou que a distribuição dos equipamentos será essencial para a logística de distribuição de alimentos nos municípios paraibanos. “Essa ação facilita o translado e isso tem uma grande importância na economia. De dezembro até hoje, nós já beneficiamos quase 200 mil famílias no estado, o que representa um volume de distribuição de alimentos importante, especialmente, porque estamos enfrentando um momento tão difícil com a pandemia no país, onde a insegurança alimentar tem aumentado. Nós expandimos as ações do PAA para o Sertão e Alto Sertão, temos envolvido cerca de 1.600 agricultores e esses equipamentos vêm coroar um processo de fundamental importância para a agricultura do nosso estado”, comentou.
O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, enalteceu a iniciativa do Governo do Estado de realizar investimentos para movimentar as economias locais e, ao mesmo tempo, promover políticas públicas na área da segurança alimentar. “Essa é uma ação que tem bastante representatividade para os municípios porque a agricultura faz parte da grande maioria dos municípios do nosso estado e esses equipamentos irão fomentar, principalmente, a agricultura familiar e é esse o olhar que o governo está tendo, fazendo para os que mais precisam”, destacou.
A definição dos municípios beneficiários respaldou-se em critérios como: estar vinculado ao Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade Compra com Doação Simultânea (PAA/CDS); número de agricultores vinculados a proposta do PAA/CDS, por município; e municípios com renda per capta menor que R$ 70,00 e índice de mulher igual ou maior a 40%. Essa descentralização para os municípios se faz importante haja vista que estão mais próximos da população alvo do projeto, conhecendo a realidade local de perto, o que otimiza as ações e torna mais acessível a execução.
Programa de Aquisição de Alimentos – O PAA tem como finalidade promover o acesso à alimentação, assunto que tem voltado a ocupar espaço de prioridade na lista de preocupações das sociedades do mundo todo, inclusive no Brasil, e estimular a agricultura familiar, que representa 90% da economia dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes, que é responsável pela renda de 40% da população economicamente ativa no país e por mais de 70% dos brasileiros ocupados no campo.
Atualmente na Paraíba, o PAA/CDS opera em 184 municípios distribuídos nas 14 regionais do Estado e possui 1515 agricultores fornecendo alimentos para a proposta em execução. Comparada à proposta anterior, houve um acréscimo orçamentário de 660% e aumento em mais de 300% da área de atuação do programa, demonstrado avanços significativos para a redução da desigualdade social e erradicação da fome e pobreza.
Confira a relação dos municípios contemplados:
1-Alagoa Nova
2-Capim
3-Arara
4-Areia
5-Baía da traição
6-Barra de Santa Rosa
7-Bom Sucesso
8-Borborema
9-Marcação
10-Casserengue
11-Congo
12- Coremas
13-Joca Claudino
14-Curral de Cima
15-Gurinhém
16-Itaporanga
17- Itapororoca
18-Mataraca
19-Mogeiro
20-Santa Luzia
21-Aguiar
22-São José de Lagoa Tapada
23-São José do Bonfim
24-São José dos Ramos
25-São José de Caiana
26-Conceição
27-São Miguel do Taipu
28-Puxinanã
29-Queimadas
30-São José de Piranhas
31-Poço Dantas
32-Serra Branca
33-São José de Lagoa de Roça
34-Zabelê
35-Taperoá
36-Teixeira
37-Belém do Brejo do Cruz
38-Mulungu
39-Santana de Mangueira
40-Picuí
41- Pombal
42-Rio Tinto
43-Remigio
44-Nazarezinho
45-Soledade
46-Triunfo
47-Conde
48-Araruna
49-Bananeiras
50-Barra de São Miguel
51-Boqueirão
52-Cabaceiras
53- Caraúbas
54-Catolé do Rocha
55-Tacima
56-Condado
57- Coxixola
58-Caaporã
59- Cruz do Espírito Santo
60-Pilar
61-Guarabira
62- São José de Espinharas
63-Lagoa Seca
64-Ingá
65-Vieirópolis
66-Assunção
67-Santo André
68-Santana dos Garrotes
69-Baraúnas
70- Poço José de Moura
71-Monteiro
72- Santa Helena
73-São João do Rio do Peixe
74-Patos
75-Cajazeiras
76-Alhandra
77-Sumé
78-Cubati
79- Itabaiana
80-Pitimbu
81-Mamanguape
82-Pedras de Fogo
83-Sapé
84-Sousa