ACOMPANHE NOSSAS REDES

Cidades

Maior evento da caprinocultura no Brasil, 8ª Expoprata PB será lançada sexta

A 8ª Exposição de Caprinos e Ovinos da cidade de Prata (Expoprata), no Cariri da Paraíba, promete novidades e ampliação em 2022. É a principal exposição do setor do Brasil e o lançamento do evento para imprensa e parceiros será nesta sexta-feira, 1° de julho deste ano. 

Segundo o prefeito Genivaldo Tembório, o 4° Circuito Apaco 2022 será anunciado neste lançamento. A 8ª Expoprata será realizada de 24 a 28 de agosto.

“A cidade de Prata consolidou-se como um dos principais eventos da caprinovinocultura do Nordeste e do País. Esperamos que todos os criadores, principalmente os do Cariri, façam bons negócios nestes quatro dias de exposição”, comentou.

O evento presencial foi adiado por dois anos devido à pandemia de Coronavírus. A última Expoprata foi realizada em 2019, com o tema “Criando Turismo de Negócios no Cariri”, rendendo cerca de R$ 1,5 milhão em negócios.

A 7ª edição reuniu produtores de todo o Cariri e de estados vizinhos e teve como premiação R$ 80 mil reais em várias categorias. O destaque foi a realização da 7ª Exposição Nacional de Cabras Leiteiras de todas as raças, que ampliou o evento.

*Turismo rural, cultural e entretenimento*

A programação de shows vem crescendo a cada ano na Expoprata. Além do palco principal, o Festival Cultural Gastronômico atrairá visitantes à praça da alimentação montada no espaço do evento.

Shows de forró pé-de-serra e o Encontro de Poetas Repentista do Cariri Paraibano continuarão como outros atrativos. A prefeitura de Prata sempre apostou no turismo rural como uma das principais fontes de renda.

Desde 2015, a cidade apoia a Rota Cariri Cultural, como forma de estimular o empresariado local no desenvolvimento e manutenção dos micros e pequenos negócios, principalmente os culturais.

*História da maior exposição de caprinos*

A Expoprata surgiu em 2013 numa cidade que é uma super produtora de leite de cabra do Brasil. Somente no ano passado, foram retirados 310.925 litros desse que é um dos alimentos mais nutritivos.

A importância deste evento para o fortalecimento da pecuária e do agronegócio no município fortalece a economia local como um evento múltiplo da caprinocultura.

O evento tem a organização da Prefeitura de Prata e apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e contará com o apoio de parceiros de diversos segmentos.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados.