ACOMPANHE NOSSAS REDES

Paraíba

Não é novidade: gestão Bruno Cunha Lima coleciona histórico de apagões em hospitais

(Foto: Reprodução)

Na noite de quinta-feira (9), o Hospital Doutor Edgley, em Campina Grande, sofreu uma pane elétrica, essa não é a primeira vez que um fato desta natureza ocorre na gestão do prefeito Bruno Cunha Lima (PSD). Ao decorrer do ano de 2023, foram registrados apagões em outras unidades de saúde de município. Logo no início do ano, a maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea) sofreu dois apagões e 14 gestantes precisaram serem transferidas para Patos.

Em 30 de março, o Hospital da Criança e do Adolescente também sofreu um apagão. À época, a Secretaria de Saúde informou que os geradores foram acionados assim que a pane foi identificada, entretanto não deram conta da alta demanda.

No mês seguinte, em 20 de abril, o Doutor Edgley sofreu um apagão se tornando a mais recente unidade de saúde na cidade a enfrentar problemas de falta de energia elétrica. Ambulâncias foram enviadas para a unidade para resgatar os pacientes.

Com relação ao último apagão registrado no Doutor Edgley, a informação é de que o gerador do hospital não funcionou com força suficiente para evitar o problema elétrico. Na manhã desta sexta-feira (10), a energia voltou a apresentar oscilação e vários pacientes que precisam fazer hemodiálise não conseguiram realizar o procedimento.

Foram transferidas 30 pessoas que estavam na enfermaria e uma da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Cerca de 30 ambulâncias do Samu participaram da ação de transferências.

Horas depois do fato ocorrido na noite de quinta, por meio de nota, a gestão municipal informou detalhes.

A Secretaria de Saúde de Campina Grande informa que o rompimento de um cabo de alta tensão provocou uma interrupção no abastecimento de energia elétrica no Hospital Municipal Dr. Edgley na noite desta quinta-feira, 9. As equipes agiram rapidamente e, antes das 21h, a energia foi completamente restabelecida.

Profissionais de saúde também foram acionados e atuaram transferindo com segurança os pacientes de uma enfermaria e de uma UTI para o Hospital Municipal Pedro I.

Neste momento, técnicos da Prefeitura de Campina Grande trabalham para identificar as causas do incidente. Além do gerador da unidade hospitalar, um novo gerador foi contratado para garantir a estabilidade da rede de distribuição

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados.