ACOMPANHE NOSSAS REDES

Paraíba

Novembro Negro: governo da PB lança guia de enfrentamento ao racismo; saiba mais sobre essas ações

Dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra (Foto: Reprodução)

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana (SEMDH), anuncia o lançamento das ações de promoção de Igualdade Racial em comemoração ao Dia da Consciência Negra, neste 20 de novembro. O evento o correrá no Auditório do IFPB, às 9h, localizado na Av. João da Mata, 256 – Jaguaribe, em João Pessoa.

Em um cenário desafiador de luta contra o racismo, este evento adquire um significado especial durante o Novembro Negro. Nesse contexto, o governo paraibano intensifica suas iniciativas afirmativas e a denúncia do racismo, apresentando diversas iniciativas.

Segundo a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, será lançado o Guia de Enfrentamento ao Racismo, desenvolvido pela SEMDH, que será uma referência estratégica na execução de políticas públicas, fornecendo conceitos, normativas e um histórico das políticas étnico raciais na Paraíba. Destinado a gestoras, gestores e à rede especializada, o guia visa contribuir para a redução das violações de direitos relacionados à raça e etnia.

Além disso, o Edital do Curso de Capacitação em Educação Antirracista, promovido pela Secretaria da Educação e Espep, capacitará profissionais da educação para práticas pedagógicas antirracistas nas escolas. “A iniciativa também inclui o lançamento do Selo Minha Escola é Antirracista, em parceria com a SEMDH, para valorizar escolas comprometidas com a promoção da igualdade racial”, disse a secretária executiva de Gestão Pedagógica, Maria Elizabete de Araújo.

Mais  ações

– A 37ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, intitulada “Arte à Flor da Pele”, homenageará o “Artesanato dos Quilombos da Paraíba”, prestando tributo às comunidades quilombolas do estado. O evento está marcado para acontecer de 12 de janeiro a 04 de fevereiro de 2024, na Avenida Almirante Tamandaré, 229, João Pessoa.

– O Festival de Cultura Quilombola, em parceria entre a SECULT e a SEMDH, está agendado para o dia 25/11 em Catolé do Rocha, dando sequência aos Festivais Cigano e Indígena realizados neste ano.

– O Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima), em fase de implantação nas comunidades quilombolas do Sertão e nas aldeias da etnia indígena Potiguara da Paraíba, visa fortalecer a cultura e inclusão social por meio da música e das artes.

Além disso, o governo continuará oferecendo capacitações especializadas de enfrentamento ao racismo em parceria com escolas e prefeituras, promovidas pela SEMDH e Centro João Balula, com o intuito de promover o letramento em igualdade racial durante todo o mês e continuamente em todo o Estado.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados.