ACOMPANHE NOSSAS REDES

Cidades

Opera Paraíba realiza primeira cirurgia urológica no Hospital de Clínicas de Campina Grande

A primeira cirurgia urológica realizada pelo programa Opera Paraíba no Hospital de Clínicas, em Campina Grande, aconteceu no final da manhã desta terça-feira (1). O procedimento foi realizado para a correção de hiperplasia prostática benigna (HPB), que é o tamanho aumentado da próstata, em um paciente de 76 anos, natural de Pernambuco. A oferta do serviço faz parte do plano de ação do Governo do Estado para ampliar os atendimentos de saúde na Paraíba. 

A intervenção durou cerca de uma hora e meia e foi conduzida pelos médicos urologistas Ricardo Cartaxo, Artur Farias e Petrônio Eduardo. “Estamos iniciando as cirurgias de urologia aqui no Hospital de Clínicas, onde tratamos pacientes que apresentam hiperplasia prostática, que é o aumento benigno da próstata, que obstrui o canal urinário e dificulta o paciente de urinar adequadamente. Nesse procedimento nós fazemos a retirada do adenoma para que o paciente consiga sair da sonda ou esteja sem conseguir urinar adequadamente”, explica o médico Ricardo Cartaxo.

O problema é mais comum em homens acima dos 50 anos, e causa normalmente, além do aumento do volume da próstata, dificuldade para urinar, jato de urina fraco, vontade frequente para ir ao banheiro e sensação de bexiga sempre cheia. Em alguns casos, os pacientes precisam fazer o uso frequente de uma sonda.

A especialidade passa a somar aos procedimentos já realizados no Hospital de Clínicas, como cirurgia geral, ginecologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, ortopedia, vascular, proctologia, mastologia e bariátrica.

“Esse é mais um importante passo que a Secretaria de Saúde do Estado, através do programa Opera Paraíba, dá aqui no Hospital de Clínicas. As cirurgias urológicas chegam para beneficiar pacientes de todo o estado que ainda não conseguiam o tratamento através do SUS, e agora tem o serviço de qualidade e acessível,” destaca a diretora do Hospital de Clínicas, Vívian Rezende.

Nos últimos quatro meses, a unidade registrou a realização de quase 4 mil cirurgias e mais de 12 mil atendimentos, entre consultas e exames médicos. Para participar do programa Opera Paraíba, o usuário residente em Campina Grande pode entrar em contato com a Central de Agendamentos do hospital pelo endereço operapb.saude.pb.gov.br ou presencialmente na própria unidade.

Moradores de outros municípios precisam ser encaminhados por meio das secretarias de saúde de suas cidades.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados.