ACOMPANHE NOSSAS REDES

Cidades

Paraíba amplia oferta de vacina bivalente contra covid-19 para toda população a partir de 18 anos

Paraíba ampliou, nesta terça-feira (25), o público elegível para receber a dose de reforço contra covid-19 com a vacina bivalente. A medida foi adotada após a divulgação da Nota Técnica nº 30/2023 do Ministério da Saúde (MS), que considerou, além da disponibilidade da vacina, a oportunidade de ampliação da resposta imunológica em um maior número de indivíduos frente às novas variantes da doença.

A partir de agora, qualquer pessoa com 18 anos ou mais, que tenha recebido pelo menos duas doses da vacina monovalente contra a covid-19, sendo a última há pelo menos quatro meses, pode comparecer aos postos de vacinação para complementar o esquema com o imunobiológico bivalente. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) destaca que aqueles que não têm o número mínimo de doses necessárias devem atualizar o cartão de vacina contra covid-19 para que tenha acesso à vacina bivalente em tempo oportuno.

O secretário de Saúde, Jhony Bezerra, destaca que o período atual é de maior incidência das doenças respiratórias e, por isso, é importante avançar na vacinação para aumentar a proteção dos indivíduos. “A ampliação do público para a vacina bivalente chegou em momento oportuno e coincidiu com a campanha de vacinação contra influenza, que está vigente até o dia 31 de maio para os grupos pré-estabelecidos. Nesse contexto, é válido ressaltar que as vacinas podem ser tomadas no mesmo dia sem nenhum tipo de problema e que a população deve procurar as doses nos postos dos 223 municípios. Todas as salas de vacina estão abastecidas com todos os imunizantes do calendário de rotina, com a vacina contra influenza e também a bivalente contra covid-19”, pontuou.

Até o momento, a Paraíba aplicou um total de 168.575 doses da vacina bivalente. Desse total, pelo menos 86% beneficiaram pessoas com 60 anos ou mais. A SES reforça que a vacina bivalente é um imunobiológico que protege contra a variante original e também contra a variante ômicron.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados.