ACOMPANHE NOSSAS REDES

É Noticia

Paraíba inicia emissão da nova Carteira de Identidade Nacional; confira

Nova Carteira de Identidade Nacional (Foto: Divulgação/Reprodução/Parlamento Piauí) 

A partir desta quinta-feira (14), o Instituto de Polícia Científica (IPC), uma entidade associada à Polícia Civil da Paraíba, começará a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Este novo formato de identificação terá prazos de validade que variam de acordo com a idade do titular, conforme estabelecido por lei.

O número do RG (Registro Geral), que é usado atualmente, não será mais necessário com a CIN. Em vez disso, o número do CPF do indivíduo será usado, padronizando assim o documento de identidade em todo o país.

Veja também: Fátima Bezerra é eleita nova presidente do Consórcio Nordeste; saiba quando paraibana assumirá

Hoje em dia, os cidadãos brasileiros podem possuir documentos de identidade emitidos em diversos estados, cada um com uma numeração distinta. Com a introdução da CIN, isso não será mais permitido. Além disso, o novo documento facilitará os processos de identificação e até mesmo investigações criminais, graças à sua abrangência nacional.

A Carteira de Identificação Nacional (CIN) possui prazos de validade específicos: cinco anos para pessoas de zero a 12 anos, dez anos para pessoas de 12 a 60 anos, e não requer renovação para pessoas acima de 60 anos. Embora a emissão da CIN já tenha começado na Paraíba, não há necessidade de pressa para solicitar o novo documento, pois os atuais RGs podem ser substituídos até 2032. A primeira via da CIN é emitida gratuitamente, e a Polícia Civil da Paraíba divulgará todos os procedimentos necessários.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados.