Pocinhos
Projeto de Eliane Galdino institui programa permanente de proteção animal em Pocinhos
Uma importante vitória para a luta na defesa dos animais foi conquistada ontem (4) em Pocinhos, município do Agreste paraibano, com a aprovação de projeto do executivo que institui um programa de proteção de animais de rua e abandonados. O projeto enviado por Eliane Galdino à Câmara Municipal de Pocinhos há exatamente um mês, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.
A sensibilidade da prefeita que possui animais e é sensível à causa, principalmente em relação aos animais de rua que se encontram abandonados nas ruas, vem sendo demonstrada desde a campanha, quando Eliane realizou debates com protetores do município para a construção do seu plano de governo e a construção de políticas públicas nesta área.
Através do projeto fica instituído em âmbito municipal, ações de incentivo à adoção, controle ético da população animal e sanções e penalidades para quem praticar maus-tratos, com previsão de multa.
Na época, as voluntárias da causa animal registraram o descaso da antiga gestão com os animais soltos e famintos nas ruas, inclusive os de grande porte, uma realidade bem diferente de quando Adriano Galdino era prefeito e havia veterinário à disposição, curral para recolhimento dos animais grandes e outros atendimentos.
Eliane Galdino disse que além deste primeiro passo que se constituiu na aprovação da lei, a gestão municipal tem um olhar sensível aos animais e pretende criar outras ações que gerem condições para ajudar os protetores de animais e evitar a prática de atos de crueldade em âmbito municipal. “Existe uma lei que protege os animais e lei é para se cumprir, nosso olhar é sensível e vigilante. Além do mais trata-se de uma questão de saúde pública e o gestor tem obrigação de executar as ações e implementar políticas públicas neste sentido”.
A prefeita agradeceu o acolhimento do projeto pelos vereadores e ficou feliz em saber que ele está servindo para que outros vereadores se inspirassem e passassem a protocolar novas proposituras em prol da causa. “Precisamos somar e de união em torno de um tema tão importante e isso nos deixa muito satisfeitos”.