ACOMPANHE NOSSAS REDES

Cidades

Protetores pedem socorro para os animais de Campina durante audiência na Câmara Municipal

Na manhã desta quinta-feira (14), aconteceu na Câmara Municipal de Campina Grande, uma audiência pública, para cobrar soluções do poder público municipal em relação aos animais de rua de Campina Grande. A audiência proposta pelo vereador Olímpio Oliveira foi proposta após a postagem de um vídeo da jornalista Waléria Assunção, que viralizou nas redes sociais, falando sobre a problemática dos animais na cidade.

A audiência contou com a participação do secretário de Saúde do município Gilney Porto, da diretora do Centro de Zoonoses, Aretusa Nascimento, representantes do Governo do Estado, do veterinário Altamir Costa, do presidente do Fórum de Bem-Estar Animal de Campina Grande, Rodrigo Freire e representantes da causa.

As protetoras participaram efetivamente da audiência, apresentando suas histórias e rotina de dificuldades e necessidades para auxiliar os animais. Cobrando a destinação de recursos públicos para ações do bem estar animal. Muitos deles resgatados, outros jogados em suas portas.

Uma delas foi Edna Sousa, que cuida de quase 40 pets, entre gatos e cachorros e relatou a responsabilidade e sobrecarga, além do abandono na porte de sua casa. “Me perguntam porque eu acolho esses animais, mesmo sem poder e eu respondo que porque eu tenho um coração que bate no peito. Eu não posso abandonar, se eu fizer isso, estarei fazendo o mesmo que a outra pessoa”, diz emocionada.

A maioria dos participantes foi à tribuna na Casa expor a situação e cobrar providências do poder público, destacando serem a voz dos que não podem falar e que são de de responsabilidade de toda a sociedade e poderes constituídos.

“Campina Grande hoje conta com vários locais onde estão sendo formadas colônias de animais, com o aumento considerável de doenças de caráter zoonotico, como a leishmaniose e esporotricose. Debater bem estar animal, é debater saúde pública”, disse o médico veterinário Altamir Costa.

Texto e fotos: Stella Costa

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados.