Sarau poético homenageia professora Rosilene Melo em Pocinhos

A Prefeitura de Pocinhos, através da Secretaria de Cultura e Esporte, realizará neste sábado (24) o V Sarau Poético Filhos do Nordeste, em homenagem à professora Rosilene Melo, paraibana responsável pelo dossiê que reconheceu o cordel como Patrimônio Cultura Imaterial do Brasil, pelo IPHAN

O sarau, que será virtual e que chega à quinta edição este ano, já homenageou os poetas Zé Laurentino (2016), Bismarck Martins (2017), Chico D’Assis (2018) e Zé Adalberto (2019). Em 2020, por causa do início da pandemia, a edição não foi realizada.

Rosilene Melo é autora do livro Arcanos do verso: trajetórias da literatura de cordel (Ed. 7Letras) e publicou inúmeros artigos a respeito da literatura de cordel em periódicos acadêmicos e em outros livros.

Em 2018, a literatura de cordel foi reconhecida pelo IPHAN como “patrimônio cultural brasileiro”. Segundo Rosilene Melo, essa conquista tem uma importância histórica para essa vertente de nossa literatura. “Desde a década de 1930, a literatura de cordel vem sofrendo ataques reais e simbólicos. E desde este período, os poetas lutaram para que o cordel pudesse ser reconhecido como um gênero da literatura brasileira. Pelo que ficou evidente durante o processo de registro, a comunidade de autores e autoras da literatura de cordel não desfrutam em igualdade de condições dos mesmos espaços institucionais, públicos, privados e simbólicos dos demais colegas da chamada ‘literatura brasileira’ ”, explica Rosilene Melo.

Além dos poetas pocinhenses Gabriel Diniz, Kalianne Souza e Tiago Monteiro, o sarau contará com a participação dos poetas areialenses Diego Martins e Everaldo Luís, além de várias outras participações virtuais de todo o Nordeste.

O evento terá início às 20h e será transmitido na página do Facebook da Prefeitura de Pocinhos (/prefeiturapocinhos).

Compartilhar

Enquete

Você concorda com a volta às aulas presenciais este ano?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp